SAÍRA-APUNHALADA

O corredor Saíra-apunhalada é composto por três municípios; Afonso Cláudio, Brejetuba e Conceição do Castelo, todos localizados próximos ao município de Venda Nova do Imigrante e à região de Pedra Azul, dois importantes pólos turísticos capixaba. Os três municípios desse corredor têm como mola motriz de sua economia a agricultura, especialmente a produção de café.


Afonso Cláudio, o maior dos três municípios, apresenta como principal produto turístico o Circuito Caminhos da Roça, que ordena a maioria dos pontos de visitação locais, tais como o Sítio Vovô Dindinha e a Pedra dos Três Pontões, um importante patrimônio natural e cênico, símbolo do município.

O município de Brejetuba é conhecido internacionalmente pelo cultivo do café, característica que, se trabalhada corretamente, pode tornar o município pólo de agroturismo ou centro de pesquisas ligadas à produção de cafeeira. Há também áreas de grande relevância ambiental e beleza cênica, como é o caso de dois ícones visuais: a Pedra do Submarino e a Pedra da Torre.

O conjunto de atrativos investigados no município de Conceição do Castelo é representado por inúmeras cachoeiras, rios, córregos, pedras e vales, fragmentos de Mata Atlântica, árvores centenárias e trilhas históricas, já reunidos no projeto “Rota Imperial”, onde se destaca o impressionante trecho do Caminho do Emboque. É também nas matas do município que foram reencontrados remanescentes da ave Saíra-apunhalada (Nemosia rourei), espécie Criticamente em Perigo, que durante 50 anos foi considerada extinta na natureza, até ser reencontrada na região. O planejamento adequado e a tomada de ações coerentes com a realidade local podem levar o município a se tornar um verdadeiro pólo de ecoturismo estadual, tamanha a variedade e qualidade dos recursos e cenários observados.

ATRATIVOS

SÍTIO VOVÓ DINDINHA

A Fazenda Vargedo da família D'Avila Saiter, fundada 1912, tradicional produtora de café no município de Afonso Claudio, em 1998 passou a integrar o grupo de propriedades rurais que trabalham com o turismo, batizada com o nome de Vovó Dindinha, como carinhosamente a matriarca da família é chamada pelos netos, bisnetos, e trabalhadores da fazenda.


Destaca-se na região com um dos atrativos turísticos mais bem estruturados, oferecendo hospedagem campestre em antigas casas de meeiros, com capacidade para até 70 pessoas, serviço de alimentação em restaurante típico, com refeições tradicionalmente rurais servidas em fogão à lenha, trilhas que guardam árvores centenárias e passeios de trator pelas estradas da propriedade rural.


O local conta com uma extensa área reflorestada por iniciativa dos próprios proprietários, caracterizando um mini corredor ecológico que se tornou um dos principais atrativos do sítio, proporcionando a aplicação de atividades de educação ambiental iniciando junto aos ao visitantes um processo de disseminação a cerca da importância ambiental que a criação de corredores ecológicos podem gerar dentro de pequenas propriedades rurais.





RPPN TRÊS PONTÕES


Um dos atrativos mais conhecidos da região por abrigar em seus limites um dos ícones cênicos do município de Alfonso Claudio, a Pedra dos Três Pontões. A área conta com três trilhas para visitação que dá acesso as principais vias de escalada na Pedra dos Três Pontões.




MUSEU DAS GRANDES GUERRAS

O Museu das Grandes Guerras, no município de Afonso Claudio, guarda mais de 1500 peças, objetos, registros e estruturas das duas Grandes Guerras Mundiais, como: uniformes militares, armas, jornais, fotografias, utensílios, rádios entre outras peças.


Uniformes militares autênticos, equipamentos, trincheiras, armas, fuzis, munições, obuses, canhões, metralhadoras, bazucas, rádios de campanha, peças promocionais, jornais, folheteria, medalhas e condecorações, fotografias, calendários da época, moedas, cédulas, relógios, com armas e brazões militares, canecas, utensílios de acampamento e campanha, bicicletas de campo e, com destaque, um rádio com mais de 60 anos e funcionando como nos velhos tempos, ao lado de uma garrafa de vinho - Hitler Vine - cujo rótulo tem a efígie do ditador alemão, revivendo batalhas.


Esse lugar onde estão expostos objetos históricos referentes às Grandes Guerras que recompõem uma série de fatos vividos nesse período, é fruto do entusiasmo, da sensibilidade e do amor do alemão Rolf Hofmann por Dalva Kempi e pelas raízes da cultura e das tradições da Pomerânia, berço da sua saudade e recordações da infância.