DUAS BOCAS - MESTRE ÁLVARO

O corredor Duas Bocas Mestre Álvaro é composto por três municípios prioritários, do ponto de vista de ocupação territorial; Serra, Cariacica e Viana. Todos eles fazem parte da Região Metropolitana da Grande Vitória, principal conglomerado urbano e centro econômico do Espírito Santo.



O município de Viana possui a menor área, onde encontramos alguns atrativos inventariados, em especial alguns elementos naturais, tais como: cachoeiras, lagos, poços, fragmentos de mata, pedras e picos, com destaque para a região de São Paulo de Cima.

Cariacica possui uma zona rural pontuada por um circuito agroturístico local, havendo propriedades que oferecem verdadeiros complexos de lazer e atividades de ecoturismo e turismo de aventura, especialmente na região do Moxuara. O município é agraciado pela Reserva Biológica de Duas Bocas, que garante a conservação de uma representativa quantidade de recursos naturais da região. O patrimônio arquitetônico e histórico do município também é relevante e o distrito sede abriga as maiores evidências históricas do lugar.


Serra desponta como um dos municípios de maior participação no turismo capixaba, fruto das características rurais, posição geográfica privilegiada, extenso litoral e diferentes composições culturais. Na área prioritária do corredor, os atrativos são de ordem cultural (Ruínas de Queimados, congo e agroturismo) e ambiental (Mestre Álvaro, Morro do Vilante, Lagoas de Sarapongá, Jacuném e Juara). A região se destaca também pela proximidade com centros urbanos, o que possibilita aos visitantes conhecer, em um mesmo corredor, regiões de cultura rural, comunidades pesqueiras e áreas litorâneas, além de modernos centros urbanos e grandes áreas de preservação ambiental.

ATRATIVOS

ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DO MESTRE ÁLVARO

Mestre Álvaro é o maior e mais representativo monumento natural e paisagístico do Município. Faz parte do conjunto da Serra do Mar e destaca-se na paisagem dos tabuleiros litorâneos e das planícies flúvio-marinhas. A APA do Mestre Álvaro está localizada a 12 Km do litoral. Possui 833 metros de altitude, sendo considerado um dos pontos culminantes do litoral brasileiro.

A vegetação nativa é representada pela Mata Atlântica de Encosta, existindo uma fauna silvestre associada. As nascentes e córregos existentes são contribuintes das bacias hidrográficas do Rio Jacaraípe e do Rio Santa Maria da Vitória. Possui aproximadamente 63 nascentes.


O Mestre Álvaro é considerado uma das maiores elevações litorâneas da costa brasileira e abriga uma das últimas áreas de Mata Atlântica de altitude do Espírito Santo. É uma formação rochosa de origem vulcânica com cerca de 833 metros de altitude no Estado do Espírito Santo.

Foto: PMS

O Mestre Álvaro é um maciço granítico que, devido à sua altura e posição, tem servido à navegação marítima há séculos. Ele é citado em documentos cartográficos do século XVI. Possui um bosque rico em fauna e flora nativas e algumas cavernas.

Possui diferentes caminhos que conduzem a mirantes de onde se tem uma vista panorâmica de toda a Região Metropolitana de Vitória e região de montanhas, além de uma bela vista do oceano Atlântico. Seu entrono abriga várias propriedades rurais que atuam diretamente em atividades de agroturismo, lazer, turismo pedagógico e atividades de aventura. Nessas propriedades é possível  desfrutar da vida no campo: natureza, belas paisagens, recepção acolhedora, além da possibilidade de adquirir produtos caseiros como pães, doces, licores, queijos, leite fresco e artesanato.


RUÍNAS DE SÃO JOSÉ DO QUEIMADO

Queimado foi região onde viveram grandes fazendeiros e escravos do século XIX. Pertenceu a Vitória e Santa Leopoldina, e, atualmente é distrito do município da Serra. No ano de 1849, protagonizou um acontecimento marcante para a história do Espírito Santo, a Insurreição de Queimado, uma das primeiras revoltas de escravos no Brasil.


Aconteceu quando um grande contingente de escravos, mais de 300, liderados por Elisiário, Chico Prego, João da Viúva e outros exigiram a carta de alforria durante a missa inaugural da Igreja de São José do Queimado.

Dentre as causas da Insurreição destaca-se a promessa de liberdade feita aos escravos feita pelo pároco Gregório José Maria de Bene aos que ajudassem na construção do templo dedicado a São José.

Depois de um ano trabalhando aos domingos e feriados, os escravos, já esperando o não cumprimento da promessa, organizaram um movimento insurrecional que deveria eclodir durante a missa inaugural da Igreja.

O resultado foi uma rápida e violenta repressão com a prisão e condenação a morte dos principais líderes.

Hoje, no local onde se localizava a vila, os únicos testemunhos visíveis do engenho humano são as ruínas da Igreja de São José e do cemitério.

Fonte: Conselho Estadual de Cultura do Estado do Espírito Santo

RECANTO DO MESTRE ÁLVARO

Localizado no entorno norte Mestre Álvaro, o sítio oferece trilhas ecológicas, passeio a cavalo ou de charrete, além de oferecer deliciosa comida no fogão à lenha.

O estabelecimento é ponto de partida para subida ao plato das Três Marias, que consiste de três enorme pedras enfileiradas sobre uma laje de pedra. Constitui um dos atrativos mais bem estruturados da região.


FAZENDA ROSIQUELI

O atrativo localizado na região de Pitanga, a oeste do entorno do Mestre Álvaro, oferece café colonial, com variedade de bolos, cuzcuz, arroz doce, tortas, iogurtes e sucos naturais, todos produzidos na própria fazenda.


SÍTIO OURO VELHO

O atrativo situado na base do Mestre Álvaro, na região de Pitanga, que consiste em um espaço multiuso contendo equipamento de alimentação, hospedagem, área para lazer, trilhas, animais, redário e poço com peixes.

Com estrutura e qualidade, o local, instalado no distrito de Pitanga, se destaca como um dos principais atrativos do município da Serra, oferecendo ainda  passeios a cavalo e caminhadas..


ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DA LAGOA JACUNÉM

A Área de Proteção Ambiental da Lagoa Jacuném foi criada em 1998 com o objetivo de proteger remanescentes de Mata Atlântica de Tabuleiro em diversos estágios de regeneração declaradas de preservação permanente conforme a legislação ambiental vigente.

Foto: PMS

Os principais cursos de água contribuintes são os Córregos Jacuném, Barro Branco e Veneer. A APA da Lagoa Jacuném está inserida na Bacia Hidrográfica do Rio Jacaraípe.

ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DO MORRO DO VILANTE

O Morro do Vilante está localizado na sede do município possuindo grande visibilidade pela sua proximidade com a BR 101 Norte. Exibe beleza cênica devido à sua forma peculiar, às escarpas rochosas expostas e à vegetação rupestre associada. Abriga aproximadamente 20 nascentes, contribuintes dos Córregos Independência, Quibebe e Cavada que deságuam na Lagoa do Juara.

A APA do Morro do Vilante foi criada 1999 tendo como delimitação básica a cota de 100 metros até a altitude máxima de 427 metros.

LAGOAS DA SERRA

O município da Serra possui uma vasta rede hidrográfica constituída por rios, ribeirões, áreas alagadas e alagáveis, diversos córregos, faixa litorânea e um complexo lacunar bastante diversificado.

                                                                                          Foto: PMS

Além de apresentarem importância econômica, as lagoas da Serra estão entre os sistemas naturais mais representativos do município, por possuírem grande beleza cênica e por serem refúgio para várias espécies da fauna e da flora naturais, se revelando assim locais de grande importância ecológica e de enorme potencial ecoturístico para pratica de atividades contemplativas, de educação ambiental, recreativas e sobretudo na promoção de turismo e aventura através da canoagem.

Dentre as lagoas que se encontram postadas dentro da área do corredor prioritário Duas Bocas – Mestres Álvaro, destacam-se:

1. Lagoa Juara

É a mais bem preparada para receber visitantes. Abriga projeto de piscicultura de criação de tilápias através da Associação de Pescadores da Lagoa do Juara. A associação conta com restaurante onde são servidos pratos à base da tilápia e com a venda de peixes frescos abatidos na hora. O projeto contempla 30 famílias que sobrevivem com o resultado da criação do pescado.

2. Lagoa Jacuném

Com área aproximada de 1,4 Km2, abrange uma grande área urbana, estando inserida quase que totalmente entre o centro industrial entre os bairros Barcelona e Feu Rosa. Também é conhecida como Lagoa Jaconé.


3. Lagoa de Sarapongá

Está situada na região de Queimado, na baixada próxima a serra Mororon, na região do Mestre Álvaro. É uma lagoa artificial formada pelo represamento do córrego Queimado.



CASA DO CONGO MESTRE ANTÔNIO ROSA

A Casa do Congo Mestre Antônio Rosa é um espaço que existe em função da memória e da cultura serrana. A estrutura foi criada com o objetivo de ser um espaço que abriga exposições e um acervo histórico sobre o congo.


JARDIM BOTÂNICO MUNICIPAL

O atrativo consiste em uma área publica, que fora recém inaugurada. No local são desenvolvidas atividades de educação ambiental, e são oferecidos espaços e estruturas de lazer.


PARQUE DA CIDADE

O atrativo consiste em uma área publica, unidade de conservação municipal da categoria Parque Urbano. O local foi recém inaugurado, lá são desenvolvidas atividades de educação ambiental, e oferecidos espaços e estruturas de lazer, realização de eventos musicais e culturais, orientação ao exercício e áreas de caminhada e corrida, além de quadras poliesportivas.

MUSEU HISTÓRICO DA SERRA

O Museu Histórico da Serra foi criado 2007, no casarão da Família Castello. Construído pelo capitão João Cardozo Castello, comandante da Guarda nacional da Serra, por ocasião de seu casamento em 1862.


RESERVA BIOLÓGICA DE DUAS BOCAS


Localizada no município de Cariacica, a REBIO Duas Bocas é constituída por uma extensa faixa de mata primária onde atualmente habitam espécies da fauna e da flora de grande importância na manutenção do patrimônio natural da região. A represa das Duas Bocas, localizada na reserva, foi por vários anos a principal fonte de abastecimento de água da região de Vitória. Atualmente abastece uma parte do Município de Cariacica. 

A Reserva de Duas Bocas é considerada um marco na história do saneamento do Estado do Espírito Santo. Os participantes conhecem a represa de Pau Amarelo, construída em 1908 para abastecer Vitória e que em 1933 foi desativada para dar lugar à barragem de Duas Bocas.



A Unidade de Conservação conta com uma trilha de 3,5km destinada atividades educação ambiental e pesquisas que recebem grupos escolares durante todo o ano.

MONTE MOXUARA

Um dos montes mais imponentes da região metropolitana de Vitória, ao lado do Mestre Álvaro na Serra, o monte do Moxuara é um granito de 724 metros de altitude e possui em seus limites uma biodiversidade valiosa.

Foto: Planeta Vertical

A grandiosidade do Monte serviu de referência para os viajantes e aventureiros do primeiro século no Brasil colônia, que percorriam os sertões do Espírito Santo em busca de novas terras e de riquezas minerais.
                                                                          
Existem duas versões para o nome do rochedo: Na linguagem indígena, Mochuara quer dizer pedra irmã. Já nos relatos históricos a denominação deve-se aos corsários franceses que aportaram na baía de Vitória no século XVI. Como a neblina que encobria o monte lembrava um imenso pano branco para os homens do mar. Daí a expressão mouchuir. A palavra que significa em francês lenço, se pronuncia “muchuá”.

Visinho a região da REBIO de Duas Bocas, o Moxuara é morada de espécies ameaçadas, como o araçá do mato, pau d’alho, cobi da serra, cobi da pedra, jeriquitim e jeriquitibá, sua fauna é composta pôr beija-flores, pica-paus, lagartos e outros bichos. A região do Moxuara abriga importantes atividades turísticas ligadas ao agroturismo, ao turismo de aventura e ao ecoturismo.


ESTÂNCIA VALE DO MOXUARA

Propriedade com 50 hectares, que se configura com um dos principais equipamentos agroturísticos do Espírito Santo.



A Estância Vale do Moxuara, consiste em uma grande área que comporta estruturas voltadas ao Turismo Rural, onde o visitante dispõem de peque-pague, cavalgada, trilhas, cabo aéreo, área para churrascos, passeios de caiaque, criação de cavalos, carneiros, capivaras, cabras e javalis, passeios de caherrete, salão de jogos, sorveteria, parquinho, horta orgânica, medicinal e orquidário.

O estabelecimento oferece hospedagem em bangalôs e alojamentos, serviço de alimentação, ampla área para realização de eventos coorporativos e escolares.

FAZENDA ROÇAS VELHAS

Produtor de laticínios e criadouro experimental (Centro Universitário de Vila Velha) de gado e caprinos. Trabalha com turismo pedagógico, mostrando aos visitantes o ciclo do leite, a produção de laticínios e levando os visitantes para conhecer as trilhas na mata.


RAMPA DE VÔO LIVRE PEDRA DO URUBU

Rampa utilizada para vôo-livre e parapente localizada no município de Viana. É de fácil acesso a veículos de passeio. Do seu plato é possivel avistar o mar e toda a extenção da cadeia de montanhas de Cariacica (Duas Bocas e Moxuara).  

CENTRO HISTÓRICO DUARTINO SILVA E IGREJA MATRIZ
Distrito sede do município, o local abriga o centro histórico Duartino Silva, que serve de espaço para Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, além de abrigar a Biblioteca Municipal, e promover cursos e eventos culturais. No local também estão casarios antigos e a Igreja Matriz, patrimônios arquitetônicos que guardam as características do passado de Cariacica.