CÓRREGO DO VEADO



O corredor mais ao norte capixaba é composto pelos municípios de Boa Esperança e Pinheiros, desconhecidos turisticamente pelos centros emissores, mas que apresentam locais com representatividade única no território nacional, capaz de motivar importantes correntes de visitantes potenciais com movimentação turística gerada por programas de estudos e de aventura, em que se destacam atividades de montanhismo, escalada e cicloturismo.


A porção sudoeste do corredor congrega um complexo de formações geológicas graníticas do tipo inselberg, exemplares diferenciados de gnaisse que emergem abruptamente, conhecidas nacionalmente como “pão de açúcar” e regionalmente como "pontões", representando zona de grande interesse à interpretação desses fenômenos físicos através do geoturismo.

Esses acidentes geográficos singulares são representados pela Pedra da Botelha, Pedra do Presidente, Pedra do Oratório, Pedra Furada e Pedra de Santa Clara. Alguns desses maciços destacam-se no campo histórico-cultural, tendo referências em estudos arqueológicos relacionados à ocupação indígena local.

No topo desses maciços, que apresentam extenso platô irregular, vivem exemplares exclusivos (espécies endêmicas) de diversas plantas ornamentais, tais como espécies de bromélias que chegam a atingir 1,5m de altura.


Trata-se de um cenário com enorme grau de atratividade para a realização de atividades de contemplação e, em especial, para estudos voltados principalmente para processos ecológicos como a dispersão, colonização e interação de espécies.


Na zona norte do corredor encontra-se a Reserva Biológica Córrego do Veado, responsável por preservar um dos últimos remanescentes da Floresta Atlântica da região norte do estado do Espírito Santo.


A REBIO Córrego do Veado conta com boa estrutura para receber grupos escolares, que podem desfrutar de uma trilha interpretativa muito bem estruturada, um auditório com capacidade para 60 pessoas, um laboratório de madeiras da Mata Atlântica e um pequeno centro de visitantes.

Apesar de estar na região mais seca do estado, o corredor possui uma faixa fluvial importante, banhada pelo braço norte do Rio Cricaré, chamado Rio do Norte, que se estende desde o extremo oeste ao extremo sul deste corredor, entre as comunidades do Oratório e do Patrimônio do Bis. O rio apresenta enorme potencial para a prática de atividades ligadas à canoagem em águas brancas.

Atrativos Ecoturísticos:

SITIO MONTE SINAI

Localizada a 1,5 km da sede de Boa Esperança, a propriedade é um “oásis” meio a paisagem seca e devastada característica da região.

A área foi totalmente revitalizada e recuperada pro seu proprietário Valter Marinho que á 20 anos atrás começou a reflorestar a propriedade mesclando espécies nativas e frutíferas (manga-coqueiro, acerola, laranja, limão, goiaba, cocô e caju).



A paisagem é composta por uma lagoa com ponte de madeira, viveiro de pássaros, árvores frutíferas e plantas ornamentais.

O Sitio Monte Sinai desenvolve trabalhos de Educação Ambiental, recebendo escolas da região para passeio de meio período. Oferece almoço em fogão a lenha para grupos agendados durante a semana e abre para o público aos domingos.

RESERVA BIOLÓGICA DO CÓRREGO DO VEADO

Com uma área total de 2.382,00 ha a REBIO Córrego do Veado foi criada pelo Governo Estadual em 1948 com o objetivo de preservar um dos últimos remanescente da Floresta Atlântica da região norte do estado do Espírito Santo.

A visitação pública só é permitida em caráter educacional e/ou científico, dependendo de autorização prévia do órgão responsável pela administração da unidade.



Conta com excelente estrutura para receber grupos escolares que podem desfrutar de uma trilha interpretativa muito bem estruturada, um auditório para 60 pessoas, um laboratório de madeiras da mata atlântica, além de um pequeno centro de visitantes que conta um pouco da história do área

A característica do relevo da REBIO é o de planície costeira, em solos terciários sedimentares. Sua vegetação é caracterizada como Floresta do tipo Tropical Pluvial Semi-decídua, com árvores de grande altura e sub-bosque pouco denso. Dentre as espécies destacam-se: gonçalo-alves, jacarandá, vinhático, maçaranduba, peróba-do-campo, entre outras.

A fauna encontrada é a típica de floresta de região costeira de baixa altitude. São encontradas algumas espécies ameaçadas de extinção, tais como: preguiça-de-coleira, gavião-real, cotinga, macuco e outras. Destacam-se alguns exemplares únicos de beija-flor existentes no mundo.


MATELIER COSME RODRIGUES

Localizado a menos de 1 km da sede de Boa Esperança, o Matelier é a residência do Senhor Cosme Rodrigues, um artesão local que produz peças em madeira morta. Sua propriedade foi reflorestada á 23 anos com 150 tipos de espécies da Mata Atlãntica. São 2 hectares de bosque com Jacarandás, Macanaíbas, Cerejeiras, Girmelinas e diversas espécies frutíferas.


O artesão expõe seus trabalhos ao ar livre no meio do bosque particular, com bancos e mesas de madeira para atender os visitantes.
CACHOEIRA DO AREIA
É uma praia fluvial com extensa faixa área branca, composta por uma grande laje de pedra de cerca de 40 metros e formações geomorfológicas nas quais o curso d’água correm por cima da rocha, formando uma súbita quebra na vertical semelhante a uma corredeira de pequenas proporções, e assim conhecida na Região como Cachoeira do Areia.
Fica locada na margem esquerda do Rio do Norte, próximo a Pedra do Presidente, no distrito de Santo Antônio.



Assim como todas as praias fluviais, a Cachoeira do Areia sofre a influências das cheias do rio do Norte e dos sedimentos trazidos po ele. Por isso, a praia pode desaparecer durante as cheias. Já na época da estiagem ela tende a se tornar bem extensa.
O Atrativo recebe visitantes regularmente nos finais de semana. Conta com um bar/lanchonete e sanitários. No local é permitido acampamento e os proprietários não cobram nenhuma taxa de serviço.
CACHOEIRA DO VALANI


Queda D’água de aprox. 3 metros de altura, bastante antropisada. Apresenta uma pequena piscina artificial localizada em sua base, mantida por uma represa de concreto com aprox. 7 metros de extensão. Distante 3 metros da piscina encontra-se uma choupana de palha erguida sobre uma pequena laje de pedra. Fica localizada próxima a comunidade do Quilômetro Vinte. Conta com estacionamento para até 8 veículos de passeio.

PEDRA DA BOTELHA


Símbolo de Boa Esperança, a Pedra da Botelha (500m), localizada nas proximidades da região de Água Fria e Sobradinho, é o elemento natural de maior importância cultural e paisagística do município.

Considerando a ocorrência de repetidas incursões de empresas voltadas à exploração mineral na área do entorno do denominado “Conjunto Botelha”, o qual é composto também pela Pedra Dragão do Norte (500m), a Lei Orgânica municipal instituiu o conjunto como Patrimônios Naturais e Paisagísticos do Município, proibindo assim por lei qualquer possibilidade de degradado, demolido ou mutilado do maciço.


No campo histórico-cultural o maciço tem referências de estudos arqueológicos efetuados pela Universidade Federal do Espírito Santo relacionados à ocupação indígena (botocudos) no local.

No topo, seu extenso platô irregular abriga exclusivos exemplares de incontáveis plantas ornamentais, formando um imenso jardim de bromélias que chagam a atingir 1.3 metros de altura.

PEDRA DO PRESIDENTE

Localizada nas proximidades da região de Água Fria, a Pedra do Presidente (500m) é um extenso maciço montanhoso de formação irregular, alocado dentro dos limites da antiga Fazenda Santa Clara, as margens do imponente Rio do Norte.

Os poucos fragmentos de mata de grande porte existentes no município estão situados na área em torno deste maciço que, junto coma vizinha Pedra de Santa Rosa (432m), o plano que as cercam configuram-se como sendo o maior remanescente da Floresta Ombrófila da região sudoeste do corredor.
No plano superior isolado, o maciço sustenta uma vegetação composta por bromélias, orquídeas e cactos de diversso tamanhos, formando um ecosssitema específico, com destaque para as bromélias do gênero alcantaraea.



Essas plantas formam tanques biológicos vivos, vegetais, de tamanhos diversos, capazes de armazenar formas de vida variadas, formando ecossistemas de diversas escalas, conhecidos como Fitotelmos ou um pequeno “corpo de água” acumulada pelas folhas ou flores de plantas ou em buracos nas árvores. É usado no estudo de vários processos ecológicos importantes, especialmente de dispersão, colonização, interação de espécies e efeito fundador.

No alto da Pedra do Presidente as bromélias apresentam folhas de bainha larga capazes de acumular grandes quantidades de água e detritos no centro de sua larga roseta, formada por precipitação horizontal (orvalho) é alta durante a noite, conduzindo com suas folhas as gotículas de água em direção ao centro.

Na face sul da montanha residem algumas famílias de imigrantes germânicos que vivem da produção agrícola de café e frutas como o maracujá, a banana e oi abacaxi.

PEDRA DO ORATÓRIO


Localizada numa tríplice fronteira, a Pedra do Oratório (200m) fica na divisa entre os municípios de Boa Esperança (ao norte e leste), Nova Venécia (ao sul) e Ponto Belo (a oeste).



Caracteriza-se por ser uma montanha de formação regular, escarpado com superfícies íngremes e vertentes de declives muito fortes, alocada na margem esquerda do rio do Norte, próxima a Comunidade do Oratório, postada na margem direita do mesmo rio, no município de Nova Venécia. A comunidade conta com um pequeno bar.

PEDRA FURADA



Formação rochosa habitada por cabras selvagens e refugio de aves raras, a Pedra Furada (400m), distante 3 km do distrito de São João do Sobrado, berço da ocupação territorial de Pinheiros, é tombada como Patrimônio Paisagístico Municipal. Apresenta uma profunda falha no centro do maciço superior, que da o nome a montanha.

CACHOEIRA DO POÇÃO


Área de banho composta por uma queda d’água tipo cascata, de aproximadamente 2 m de altura por 2 m de extensão, formada pelo rio Itauninhas, localizada ao lado da Estação de Tratamento de Água da Cesan de Pinheiros. O local é muito utilizada pela população local nos finais de semana.

QUITANDA DA DONA CARMEM


Propriedade da Família Fávero que á 26 anos destaca-se na produção de doces, bolos, pães recheados, artesanato e figos, utilizando frutas da região, além de uma pequena linha de produção de roupas.