CAPARAÓ

O Corredor Caparaó destaca-se pela quantidade e diversidade de recursos naturais e questões culturais observadas, apresentado subsídios para compor todos os segmentos turísticos abarcados pelo Plano, levando-se em conta as nuances ecoturísticas que concernem este estudo.



Os municípios integrantes do Complexo Caparaó Capixaba têm o Parque Nacional do Caparaó e em especial o Pico da Bandeira (terceiro maior do Brasil, com 2.892 m de altitude) como os principais elementos norteadores do turismo regional. A disposição das propriedades, dos equipamentos turísticos e dos atrativos é visivelmente observada ao longo e nas proximidades da estrada-parque.

Nos municípios de Dores do Rio Preto e Divino São Lourenço observa-se grande dinamização ecoturística, concentrada nos distritos de Pedra Menina, Mundo Novo e Patrimônio da Penha, situados às margens da estrada-parque. Ambos dispõem dos principais equipamentos de hospedagem e de uma variada infra-estrutura de apoio, entre propriedades que mesclam a atividade agrícola com a prestação de serviços turísticos. São pequenas localidades repletas de belezas naturais bastante representativas, que vêm trabalhando corretamente o incentivo e a promoção de pequenas ações ligadas ao turismo de aventura, rural, místico e de bem-estar.


Os municípios de Iúna, Irupi e Ibitirama apresentam realidades semelhantes no que concerne às nuances turísticas consideradas neste estudo, apresentando recursos naturais e culturais em um grau de originalidade e conservação de bom a excelente, onde o PARNA Caparaó também funciona como principal ícone. Destaque para os distritos de Pedra Roxa, Santa Clara e Santa Marta, este, berço da ocupação territorial da região. Outras localidades com grande potencial turístico estão situadas na porção oeste da Serra do Caparaó, como as comunidades de Rio Claro e Patrimônio do Príncipe, que abrigam importante acervo cultural e histórico referente ao período colonial.

As comunidades locais do corredor apreciam com simpatia a chegada de atividades associadas ao ecoturismo, porém, nutrem preocupação com a evidente transformação socioambiental ligada à nova atividade econômica, participando diretamente de ações de fomento a políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável da região.

ATRATIVOS

Os atrativos que compõem este corredor ecológico estão dispostos, em sua grande maioria, as margens da estrada parque.

PARQUE NACIONAL DO CAPARAÓ

O Parque Nacional do Caparaó (wikimapia) foi criado em 24 de maio de 1961, pelo decreto federal nº 50.646, assinado pelo então Presidente da República Jânio Quadros.

A Serra do Caparaó, na divisa do Espírito Santo com Minas Gerais, constitui-se em um ramo da Serra Geral, do Maciço da Serra do Mar, situado entre os municípios de Manhumirim (MG) e Iúna (ES). Seu ponto culminante é o Pico da Bandeira, com 2.890 metros de altitude, o terceiro mais elevado do Brasil.

Geografia

Do ponto de vista geológico, o Maciço do Caparaó integra uma extensa cadeia de dobramentos (Faixa de dobramentos Ribeira), desenvolvida na região sudeste do Brasil durante o denominado Ciclo Brasiliano.
Dados geoquímicos, contudo, mostram que as rochas que formam o maciço do Caparaó são mais antigas ainda (tendo sido formadas há cerca de 2 bilhões e cem milhões de anos atrás), sendo, portanto, apenas retrabalhadas pelo ciclo Brasiliano. Este ciclo representou um período de intensa atividade geológica (magmatismo e formação de montanhas) numa extensa área geográfica que hoje integra grande parte do território brasileiro.

História

Conta-se que por volta de 1859, D. Pedro II determinou a instalação de uma bandeira do império no pico de altitude mais expressiva da Serra do Caparaó. Acredita-se que a origem da denominação "Pico da Bandeira" deve-se a este fato. O Parque foi também local de repercussão histórica e política no ano de 1967, tendo ocorrido a Guerrilha do Caparaó, iniciativa do movimento esquerdista brasileiro. O nome do Parque tem origem indígena-popular, que significa "Águas que Rolam das Pedras".

Clima

Apresenta clima tropical de altitude, onde o relevo assume importância marcante na determinação das diferenças de temperatura na área, com temperatura média anual entre 19ºC e 22 ºC, sendo, Fevereiro mais quente, e julho mais frio. A pluviosidade está em torno de 1.000 mm anuais, e as maiores ocorrências de chuvas estão entre os meses de novembro a janeiro. Menores médias pluviométricas entre julho e agosto.

Vegetação

A vegetação é composta por Mata Atlântica e Campos de Altitude. Destacam-se espécies como angico, quaresmeiras, palmeiras, jequitibás e outras espécies adaptadas às peculiaridades locais, tais como solos pedregosos, frio intenso, geadas e formação de crostas de gelo no inverno.

Fauna

O Parque abriga espécies ameaçadas de extinção, como: o mono-carvoeiro (brachyteles arachnoides), o lobo-guará (chrysocyon brachyurus), o veado-campeiro (ozotocerus bezoarticus), ocorrendo ainda a jaguatirica, a onça-pintada e o gato-mourisco. Também, roedores de certa importância como a paca, o tapeti e o caxinguelê. Além de alguns predadores menos exigentes quanto ao espaço vital como o cachorro-do-mato, irara, guaxinim e pelo menos uma espécie de gato-do-mato.

A avifauna é formada por espécies notáveis e muito comuns em grande parte do Brasil, especialmente o inhambu-chintam que habita as capoeiras, os urubus pretos, vários gaviões, sendo o mais freqüente rapineiro é o gavião-carijó. Além de diversas outras aves, como beija-flores, o carrapateiro, o cará-cará, o jacu, o bacurau, o formicidário, o furnarídeo, o tiranídeo, o saci, o tico-tico e a seriema.

Atrativos

Cinco municípios compõem a região do entorno do Caparaó Capixaba, abarcadas por este corredor prioritário. São eles: Dores do Rio Preto, Divino São Lourenço, Iúna, Irupi. Estes municípios também possuem atrações, como cachoeiras, rios, lagos, vales, trilhas na mata, além de riquíssimo patrimônio cultural que se encontram fora dos limites do parque. Os atrativos de acesso irrestrito que encontran-se dentro do Parque Nacional do Caparaó são:

1. Pico da Bandeira

O Pico da bandeira (ES) é o ponto mais alto do Espírito Santo e de toda a Região Sudeste do Brasil. É também o terceiro ponto mais alto do país, com 2.891,98 metros de altitude. Pico da Bandeira possui esse nome porque, por volta de 1859, D. Pedro II determinou que fosse colocada uma bandeira do Império no que, na época, era tido como o ponto mais alto e imponente do Brasil. As temperaturas no pico chegam a até -10°C, sendo que no inverno as geadas são diárias.

O Portal de acesso ao pico pelo lado capixaba foi inaugurado em 1983, mas ficou desativado até 22 de setembro de 1998. Localiza- se no Distrito de Pedra Menina, em Dores do Rio Preto, a 236 quilômetros de Vitória.

2. Casa Queimada

Consiste em área de acampamento localizada em platô com vegetação predominante de campos rupestres. No local há vestígios de antigo abrigo de pedra, além de contar com facilidades e casa de guarda recentemente construída. Pessoas pernoitam no local para ir ao Pico da Bandeira ou conhecer os atrativos próximos e outros utilizam o local como passagem para atingir o Pico.

3. Macieira

Primeira área de acampamento localizada próxima às margens do Rio São Domingos e ponde de partida para as principais cachoeiras do lado capixaba: do Aurélio, dos Sete Pilões e da Farofa. O local é bastante plano, a média altitude e abrigado do vento, onde há vestígios de uma pequena construção de madeira, queimada no incêndio que ocorreu no Parque em 1994.

4. Cachoeira do Aurélio

Cachoeira formada pelo Rio São Domingos, com diferentes quedas, a maior das quais com cerca 30m de altura. O acesso é feito por caminho de cerca 1km, onde encontram-se diferentes formações vegetais como floresta de porte baixo, campos rupestres e campos alagados durante todo o ano, com vegetação rasteira formada especialmente por bromélias e samambaias. O entorno é formado especialmente por morros arredondados com campos rupestres e muitos afloramentos rochosos, existindo grotas onde predominam as formações florestais.

O local é de enorme interesse paisagístico devido à cachoeira de grandes proporções, mas também devido à grande diversidade de tipos de vegetação no caminho de acesso, alguns dos quais, no entanto, de grande fragilidade, especialmente por encontrarem-se sobre solo alagado.

5. Cachoeira da Farofa

Consiste em uma série de quatro cachoeiras associadas a poços de água muito límpida, a última das quais com cerca 30m de queda livre. O entorno é formado por vegetação de campos de altitude em uma das vertentes do rio e mata ciliar na outra vertente. As atividades no local restringem-se à recreação em banhos de cachoeira.



6. Pico do Calçado

Localizado a sudoeste do Pico da Bandeira, na região das maiores altitudes do parque, a trilha para o Pico da Bandeira obrigatoriamente de passar pelo Calçado, por local que, não oferece tanto perigo por não possuir lajes lisas.

Com 2.766m, o Pico do Calçado (ES) assemelha-se em vegetação e paisagem ao Pico da Bandeira, permitindo também o avistamento da cadeia de montanhas e dos vales do entorno. Seu nome provém de sua semelhança com um calçado a partir de um dos lados de seu avistamento.

7. Pedra Duas Irmãs

Maciço rochoso com cume a 2600m de altitude, localizado nas proximidades do acampamento da Casa Queimada. Seu nome provém do formato da montanha, subdividido em duas metades de aspecto muito semelhante.
Fonte: IBAMA

VILLA JANUÁRIA

Hospedagem em um casarão centenário, refeições com pratos típicos e uma cafeteria que serve café orgânico certificado, produzido na propriedade com 60 mil metros quadrados de reflorestamento. 


RUÍNAS IGREJA NOSSA SENHORA ANUNCIATA

A data da construção não é exata, tendo sido estimada pelo proprietário do sítio como 1937. Foi erguida por Antônio Italiano, em homenagem a Nossa Senhora Anunciada.  

 


PEDRA MENINA

Localizada na Cordilheira do Caparaó, na localidade de Pedra Menina. Uma formação rochosa com 2.120 metros de altitude, ícone do distrito que recebeu o nome de Pedra Menina por apresentar o formato de uma mulher.

O acesso ao cume da pedra é feito por trilha na mata que a rodeia. A vegetação se altera de acordo com a altitude. No trajeto percebe-se a existência de diversas cachoeiras, ainda pouco exploradas, com denso volume de água e algumas corredeiras. Do alto, avistam-se os Picos da Bandeira e do Cristal, bem como as diversas formações montanhosas que formam a Cordilheira do Caparaó.

O atrativo encontra-se integrado ao Parque Nacional do Caparaó e seu acesso só é permitido mediante autorização previa.

CACHOEIRAS DO CAMBUCÁ

A cachoeira possui uma queda de cerca de 5 metros  formando pequenas cascatas e piscinas naturais uma segunda queda d’água que compõe o conjunto de Cachoeiras do Cambucá, localizada na antiga Usina Hidrelétrica do Rio Preto. 

FAZENDA MUNDO NOVO

Hospedaria tipicamente rural, situada na vertente oriental da Serra do Caparaó, próxima das belas cachoeiras de Patrimônio da Penha. A propriedade produz pães e bolos caseiros, macarrão, geléias, queijos e iogurte.


CACHOEIRA ALTA


A Cachoeira Alta é formada por uma queda d'água com cerca de 15 metros de altura, que forma em seu curso uma corredeira com 10 pequenas quedas e duas piscinas naturais. A água é originada de nascente. É rodeada de mata densa e fechada, formada por espécies nativas de Mata Atlântica. Apresenta algumas espécies de orquídeas, bromélias e quaresmeiras.

A partir da última piscina, feita por represamento artificial de pedras, a corredeira entra pela mata. Por uma trilha, ao lado do acesso à queda d'água mais alta, chega-se a uma pequena represa artificial, que apresenta outras duas quedas com, aproximadamente, 8 metros de altura, formando mais uma piscina natural.

RPPN ÁGUAS DO CAPARAÓ


A Pousada Águas do Caparaó, localizada na divisa dos municípios de Divino de São Lourenço com Dores do Rio Preto oferece hospedagem, alimentação, trilhas na mata, cachoeiras, observação de pássaros e passeio a cavalo e piscina. É o principal acesso à Cachoeira Alta.




RPPN CACHOEIRA ALTA

A RPPN Cachoeira Alta, criada em 2008, situa-se na divisa entre os municípios de Divino de São Lourenço e Dores do Rio Preto, no distrito de Patrimônio da Penha, limitando-se, ainda, com a recém criada RPPN Águas do Caparaó e com a Estrada Parque do Caparaó.

No local, funciona à Pousada Estância da Serra que abriga um interessante ateliê de papel reciclado (artesanato em papel de fibras naturais). Oferece, ainda, trilhas na mata que, assim como os quartos, têm acessibilidade para cadeirantes.

O empreendimento Encanto da Serra trabalha com turismo pedagógico recebendo alunos para palestras sobre educação ambiental, agroturismo, agroindústria e agroecologia, desenvolvidas na propriedade.

PATRIMÔNIO DA PENHA

O Patrimônio da Penha é um pequeno lugarejo de magia, bem-estar, a receptividade e a simplicidade presentes no ar. É uma boa oportunidade para desfrutar da natureza e se interiorizar.


Vários terapeutas holísticos das mais diversas linhas se concentraram no lugar e estão sempre preparados para receber aqueles que estão em busca da experiência direta e espiritual.


Terapia Ayurvédica, Massoterapia, Momeopatia, Florais, Reiki, Reflexoterapia, Geoterapia, meditação Tibetana e Reeducação Alimentar, são alguns dos tratamentos do corpo e da mente oferecidos pela comunidade.


Muitas pessoas peregrinam para a Penha em busca da renovação de energias, tornando o lugar um importante destino de Turismo e Bem-estar do Espírito Santo, sobretudo após a inauguração do Espaço de Vivências Jardim do Beija Flor, uma pequena instalação do Portal do Céu voltada para atividades culturais holísticas que trabalha pela evolução humana, pela cultura de paz e pela qualidade de vida e educação, promovendo onde a natureza é o princípio, o meio e o fim na busca de equilíbrio e integração entre corpo, mente e espírito.


Na Penha tem-se também uma mostra do artesanato de produção local reunido em artigos produzidos com os mais variados materiais, com destaque para a tecelagem manual de bolsas, peças de roupas, boinas e outras confecções.

CACHOEIRAS DO PATRIMÔNIO DA PENHA

De um pequeno manancial que corta o Patrimônio da Penha e deságua no Rio Veadinho, advêm uma seqüência de cachoeiras, poços e piscinas naturais que compõem uma dos mais belos atrativos do Caparaó Capixaba. Por um rochedo bastante declivoso rodeada por mata por onde desce o ribeiro, formam-se diversas quedas d’água com piscinas naturais.


O acesso é feito por estrada e trilhas localizadas em terrenos particulares. Partindo da Penha, o primeiro delas é o Poço Legal, seguido pela Cachoeira da Vovó Tuti, Cachoeira da Cascata, Caldeirão das Delicias e Cachoeira da Cigarra.

Dentro do Sítio Portal do Céu, em acesso feito por trilha, encontram-se outras quedas de acesso restrito, com destaque para a Cachoeira das Andorinhas, com uma sucessão de três quedas distintas, e a Cachoeira Portal do Céu, localizada ao lado de uma ponte pênsil de aproximadamente 4 metros de extensão que permite interligar as margens do rio.


Acima destas duas quedas encontram-se outras corredeiras e poços igualmente belos dentro das propriedades do Portal do Céu de alcance limitado, a partir do Espaço de Vivências Jardim do Beija Flor.


LIMO VERDE
A Baixada do Limo Verde é composta por várias cadeias de montanhas e picos com diferentes dimensões e alturas, além de várias propriedades rurais, conferindo à paisagem um aspecto bucólico onde as pastagens e lavouras de café são predominantes.


Assim como todas as localidades postadas na Estrada Parque, região também apresenta rios com corredeiras e poços de águas cristalinas convidativas ao banho, tais como Cachoeira dos Queixadas, Cachoeira do Lajedão, Cachoeira do Moinho e Cachoeira Véu de Noiva, Cachoeira Jacutinga e Cachoeira do Granito.

Esta ultima, localizada no Sitio do Gilberto, é a mais visitada da região, com duas pequenas quedas distintas que formão outros dois poços naturais, um de 40 e outro de 60 metros de largura, com profundidade variando entre 6 a 7 metros.

SANTA MARTA


Santa Marta ê berço da ocupação humana e social da Serra do Caparaó, quando na década de 20 do século XIX, o capitão-mor Manoel José Esteves, vindo de Cachoeiro de Itapemirim, estabeleceu-se na região, próximo ao Pico da Bandeira. Onde hoje se localiza a comunidade de Santa Marta ficava a fazenda do nobre desbravador, onde permaneceu até morrer, em 1856.

1. Toca de São Jorge

É uma gruta natural encravada na pedra, onde foi improvisado um pequeno santuário para a imagem de São Jorge.

2. Tecnotruta

Empreendimento responsável pela criação de trutas que há doze anos, iniciou-se a criação em cativeiro desses peixes oriundos do Canadá, adaptados em território frio capixaba da na Serra do Caparão, a 1 mil metros de altitude. A Tecnotruta cria e vende o peixe inteiro ou em forma de filé para o Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia. Além do criatório, há um pesque e pague e um restaurante com pratos especializados.

3. Cachoeira das Trevas (ou do Caldeirão)

Extensa e límpida queda d’água, de aproximadamente 30 metros de altura, podendo ser visualizada da estrada de acesso ao Tecnotruta.









4. Cachoeira da Prainha

São quatro pequenas quedas de águas límpidas, com muita vegetação intocada, formando um poço com areia no seu leito. É possível caminhar em partes secas.



Fonte: Inventário da Oferta Turística do Município de Ibitirama – SEBRAE ES e IBGE

PEDRA ROXA

A localidade de Pedra Roxa, localizada no município de Ibitirama, apresenta uma serie de atrativos naturais postados as margens do rio de mesmo nome.


A região ainda não recebe fluxo turístico, se comparada com outras localidades na estrada parque, apesar de apresentar enorme potencial para o ecoturismo, com paisagens de matas exuberantes, somadas a vários poços naturais cristalinos de beleza cênica única na região.

Essas razões tornam a região de Pedra Roxa como o grande tesouro ecoturístico do Caparaó a ser desvendado.  Seus principais atrativos são: Poço do Regino, Corredeira do Encontro e a Corredeira Bico da Ilha.


CACHOEIRA DO CHIADOR

Sucessão de queda d’água de águas limpas e cristalinas formada pelo rio Santa Clara, localizada no distrito de mesmo nome, pertencente ao município de Irupí.

A queda principal, com aproximadamente 9 metros de altura, forma a primeira de uma série de cinco piscinas de aproximadamente 9 m², que apresenta na sequência uma corredeira menor, formando uma segunda piscina com mais ou menos 6 m². A corrente de água passa por baixo de algumas pedras formando, logo após, a terceira piscina com cerca de 4m².

Continuando rio abaixo, é possível encontrar uma nova queda com aproximadamente 5 metros de altura, que forma nova piscina de 8 m², formando mais a frente outra piscina de iguais dimensões.

Fonte: Inventário da Oferta Turística do Município de Irupi. SEBRAE ES

GRUTA DE SÃO QUIRINO

A Gruta de São Quirino está distante 3 quilômetros da Sede do município. O acesso ao atrativo é parcialmente pavimentado, em estado regular e não sinalizado.

A Gruta de São Quirino, distante 3 km da Sede do município Irupi, apresenta um salão de aproximadamente 10 m² com muitas pedras, terra e um abertura no alto, por onde entra luz natural. O local é úmido e habitado por corujas. A gruta é cercada por lavouras de café e apresenta resquícios de Mata Atlântica.

ROTA IMPERIAL DE SANTA CRUZ

Constituída para promover o resgate histórico e o desenvolvimento turístico da Estrada São Pedro D’Alcântara, abrange 31 municípios, nos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo, cujo trajeto corta a pequena localidade de Santa Cruz, no município de Irupí, onde ficavam um dos o quartéis do império.

Os atrativos da Rota Imperial em Santa Cruz são os Casarios presentes na comunidade e apresentam características próprias com as construções feitas em estuque. Os principais expoentes são a Fazenda Virgínia e Fazenda dos Florindos, com um antigo casarão, construído a mais de 80 anos e que mantém todas as características originais.

POÇO DO EGITO

Propriedade particular que abriga pelo menos três grandes piscinas de águas cristalinas, denominadas por Egito, Desejo e Encantado, além do Poço Térmico, Encontro dos Rios, Poço do Pilão, Poço da Anta e da Cachoeira do Rogério.


Com uma área total tem 4 hectares, postado a uma altitude de 1.200 m, oferece dormitórios com capacidade para até oito pessoas equipados com sala, cozinha, banheiro, área de serviço, garagem, área coberta com restaurante, lanchonete e dois sanitários. O foco do empreendimento é o Turismo Rural, Ecoturismo e o Turismo de Saúde.

O espaço rural e ambiental possui 5.000 pés de café arábica tipo 6 bebida dura orgânico, 2.000 pés de eucalipto, 100 pés de amora, 30 pés de Ipê e 6 árvores de cedros brasileiros.

PATRIMÔNIO HISTÓRICO DE SÃO JOÃO DO PRÍNCIPE


Com trinta por cento de ocupação da área do Parque Nacional do Caparaó, no lado Capixaba, o município de Iúna tem várias regiões de destaques encravadas nessa área, a exemplo de São João do Príncipe, local onde foi construído um dos quartéis que tinha como objetivo proteger os viajantes que vinham de Minas Gerais, na época do império.

CACHOEIRA DOS JESUÍTAS

Aproximadamente 80m de queda, com pouco volume d’água, formando um poço de águas límpidas próprio para banho. Formada por um grande número de pedras de variadas formas e tamanhos, cercada por vegetação nativa.

CACHOEIRA DO BRÁS

Aproximadamente 10m de queda, entre dois paredões de pedra, formando abaixo um poço estreito e profundo de águas transparentes.

PEDRA DA MAMINHA


A Pedra da Maminha, localizada a 8 quilômetros da sede, é uma elevação rochosa de 1140 metros de altitude. Recebe esse nome por ter o formato semelhante a dois seios, que são parte de uma cordilheira – popularmente chamada de “mulher de pedra”. É visível de vários pontos do município.